terça-feira, 24 de maio de 2016

Por que o Superman é o maior herói da Terra?

Eu quero falar sobre um herói, eu quero falar sobre O herói, sobre o Super Homem ou Superman. Desde Hércules talvez não há um expoente maior que represente tão bem a palavra 'herói" como o Super Homem.

Eu li uma frase uma vez que dizia o seguinte: "querendo ou não, Superman sempre será o primeiro, verdadeiro e único grande herói da humanidade". Por que isso é uma afirmação verdadeira? Ao contrário de diversos outros "heróis" de quadrinhos que ganharam seus poderes através de um anel alienígena, um mago ancestral, um soro de super soldado, uma aranha geneticamente modificada etc ou tiveram impostos a si uma situação traumática para que então decidissem combater o mal e a injustiça como a morte dos pais, ou a morte do tio, uma guerra mundial, estilhaços de uma bomba no coração, a obrigação com uma força policial intergaláctica etc, o Super Homem, ele não, ele nasceu com seus poderes e não teve nenhum evento traumático que fizesse com que ele a partir de então, por um ato egoísta de satisfação pessoal onde ele salva pessoas por um senso de obrigação por ter perdido um ente querido ou algum evento traumático. Ele não, Clark Kent escolheu ser bom.

Tudo bem, Kal El teve seu planeta natal destruído, porém só descobriu sobre tal fato quando já era um adolescente. Antes disso, Clark já fazia o bem sem olhar a quem. Outros personagens como Batman, Homem Aranha, Capitão América, Lanterna Verde, entre outros, por que fazem o que fazem? Por que ajudam os outros? Não seria um ato para amaciar o próprio ego e culpa, o sentimento de dor por suas perdas ou por uma responsabilidade imposta?

Por outro lado, o Super Homem nasceu com seus poderes, as mais incríveis dádivas imagináveis. Ele tinha duas opções com tamanhos poderes: se tornar um deus e colocar o planeta de joelhos diante de si, ou usar seus poderes para ajudar as pessoas. Ele escolheu a segunda opção.

Eu me questiono o por quê das pessoas acharem o Superman um personagem chato. Talvez seja pela sociedade pós moderna dos dias atuais de considerar "cool" ser o cara mau, uma característica inexistente no Super Homem. A principal característica do Super Homem é sua bondade, ser acima de tudo um ícone de esperança. Ser, porque não, o escoteiro. Por esse motivo as pessoas gostam mais de personagens como o Batman que é o menino problemático, sombrio e malvado, o anti-herói.

Sempre detestei quando criavam versões más do Superman em universos paralelos ou em adaptações porcas como em Man of Steel onde o heroísmo que eu tanto exaltei do personagem é inexistente. O filme de Zack Snyder é um filme divertido, tanto Man of Steel quanto Batman vs Superman, porém o Superman criado para esse universo cinematográfico da DC não funciona, ele não é o herói que eu li nos quadrinhos e que se tornou um ícone de como ser uma boa pessoa, um personagem que formou meu caráter. Aqueles momentos em que o personagem é representado com olhos vermelhos de fúria, são raros os momentos que funcionam. Quando uma história retrata o Super Homem como um personagem  mau ou indiferente, esses momentos não tem peso, porém quando ele é bom e há um momento de fúria e olhos vermelhos, aí até mesmo eu sinto medo do último filho de Krypton, pois quando uma pessoa naturalmente má fica com raiva é normal, porém quando alguém bom e tranquilo tem um momento de fúria, daí temos uma tempestade.

 Injustice é outro exemplo de péssima história com um Superman mau. Me refiro ao jogo, não ao quadrinho. Mas por que um Superman mau não funciona? O Superman é nitidamente o personagem mais poderoso (ou um dos mais) do universo DC, e da Terra. Seria extremamente fácil para ele dominar por completo o planeta e iniciar um reinado onde fosse um deus soberano, não existe força capaz de se opor a ele, o que torna uma história de um Super evil desinteressante. Entretanto, como um indivíduo bom, o Superman constantemente tem que se conter para simplesmente não destruir o mundo à sua volta quando combate seus inimigos, mais ainda, se conter para não acidentalmente não matar seus inimigos, Luthor por exemplo, um simples humano o qual não teria a mínima chance se por acaso Superman decidisse matá-lo. Contudo, o herói tem um código de ética, ele foi criado por um casal de fazendeiros do Kansas que lhes ensinaram a ser uma boa pessoa.

Kal El é um alienígena, porém ele decidiu viver como um de nós, ser um de nós, ter uma vida e um trabalho como nós. Por que Clark Kent ao descobriu que era de uma raça superior e extinta não recriou Krypton aqui na Terra? Muito ele deve à Jonathan e Martha Kent que fizeram Clark quem ele é hoje. Por que ele não foi em busca de uma deusa para com quem viver? Ele se apaixonou por uma mortal, Lois Lane. Seu maior inimigo, outro mortal, Lex Luthor, seu primeiro amor, mais uma mortal, Lana Lang, seu maior amigo, mortal, Jimmy Olsen. Clark Kent é mortal, Clark Kent surgiu muito antes de Kal El ou Superman. Ele cresceu e foi criado como Clark Kent. Seu mundo não é Krypton, seu mundo é a Terra. ele é um de nós, nem melhor, nem pior, contudo um guardião, um herói no verdadeiro sentido da palavra.

Superman, Clark Kent, Kal El, O Útimo Filho de Krypton, O Homem de Aço, O Maior Herói da Terra, O Homem do Amanhã. Não importa como o chamem, há quem goste dele, outros que detestam, o fato é que ele foi o primeiro grande herói dos quadrinhos e até hoje é o mais importante personagem da ficção já criado. Como comparei no inicio, talvez desde Hercules não houve alguém que representasse o heroísmo tão bem como o Super Homem e isso é bem relacionado em Grandes Astros Superman onde o herói da DC realiza seus doze trabalhos assim como o herói grego. Pessoalmente devo admitir que Superman  é para mim um personagem o qual sigo como bússola moral. Podem dizer "mas o Superman é perfeito, jamais seremos como ele", porém é como Jor El disse no inicio de Man of Steel: "Você vai dar às pessoas um ideal para lutar. Vão correr atrás de você, vão tropeçar, vão cair. Mas com o tempo, eles vão acompanhá-lo ao sol. Com o tempo, você vai ajudá-los a realizar maravilhas".




Nenhum comentário:

Postar um comentário