quinta-feira, 22 de setembro de 2016

💛

Acho que o pessoal não entendeu bem o objetivo por trás do setembro amarelo. Tá tendo uma correntinha no Facebook que diz o seguinte "Comente um "💛" que eu falo algo bonito sobre você". Que lindo gente, você vai falar algo bonitinho sobre a minha pessoa e assim do nada minha depressão crônica vai desaparecer?
Não é porque você diz que eu sou bonito, legal, engraçado ou o que quer que seja que vai mudar qualquer coisa, não é isso que o depressivo quer ouvir, isso é efeito placebo.
Vamos desenhar para que os adeptos do "movimento coração amarelo" entendam. Sabe quando o dia está nublado, prestes a chover e com nuvens ofuscando a luz do sol? É tipo isso, só que no seu interior. É como se tivesse uma sombra te encobrindo, um peso te pressionando pra baixo sempre.
Sabe aquele dia em que tudo na sua vida está indo maravilhosamente bem e você pensa "hoje vai ser perfeito, hoje nada de ruim vai acontecer", daí do nada o céu fica nublado e seu mundo caí sem motivo algum. Quando você não consegue dormir por ficar pensando demais em cada milésimo do seu dia tentando encontrar onde deu tudo errado. Ficar repassando um mesmo erro em um loop infinito até que ele se torne seu novo vício.
Não ser capaz de se concentrar ou ter foco em nada, tudo o que você vai fazer, por mais prazeroso que era antes, deixa de te trazer qualquer tipo de atenção. Tem horas que o contato com outras pessoas fica difícil, fica difícil falar em público, você para que querer sair e busca ficar o máximo de tempo no seu casulo.
Qualquer tipo de palavra dita num tom levemente alterada à você já te deixa mal. O pior é quando a amiga querida da depressão, a ansiedade resolve participar da festa, aí você não só remoê os erros que você cometeu durante o dia, mas também já fica prevendo de maneira paranoica as merdas que pode fazer.
Daí chega uma hora que o dia nublado vira pra chuva, e o que acontece? Você quer fugir! Faz o que? Toma uma porrada de comprimidos para tentar escapar desse sofrimento. Mas você não quer morrer de verdade, o que você quer é que os outros prestem atenção em você. Daí quando você tá lá na UTI, fazendo uma lavagem do seu organismo, todo mundo percebe que você existe e percebem que você está longe de estar bem.
Você faz tratamento, toma remédios e tudo mais, tudo melhora, mas como na vida nenhuma alegria dura pra sempre, aquela sombra volta a te perseguir. O dia volta a ficar nublado, os remédios deixam de fazer efeito, os pensamentos de auto-extermínio voltam a rondar sua mente, e à essa altura, todos já se esqueceram de você.
Mas daí me vem essa putaria dessa corrente de coração amarelo que tem com único objetivo amaciar o ego de pessoas que estão pouco se lixando para pessoas que realmente sofrem de depressão e que nunca sentiram sequer uma fração dessa escuridão da alma.
"Poxa você é tão divertido, você é tão inteligente, tão engraçado". Sabe o que me faz sentir ouvindo uma coisa dessas? Ainda mais depressão, pois ao ver isso eu percebo o desinteresse total desses supostos solidários com a causa. O setembro amarelo é um mês para prevenção ao suicídio e discutir a depressão, não pra banalizar essa causa nobre nessa putaria ridícula de coração amarelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário