terça-feira, 8 de março de 2016

Considerações sobre a recepção de 'A Bruxa' e a falta de educação nos cinemas

Eu quero falar mais sobre 'A Bruxa' não apenas porque eu gostei horrores do filme mas também porque existem algumas considerações sobre o que as pessoas vem falando sobre o filme que eu quero fazer.
A geração WhatsApp não está pronta para conteúdo de qualidade. A molecada de hoje em dia, os mesmos adolescentes que ficam conversando e fazendo baderna no cinema são os mesmos que não recebem bem um filme denso como 'A Bruxa'.
A sessão onde assisti o filme estava transbordando de tão lotada, a maioria, obviamente eram adolescentes que andam em grupo e não calam a boca um minuto do filme e dão risada toda hora que a porra do bode aparece na tela.
Se tem uma coisa que eu adoro é ir ao cinema sozinho em uma sessão vazia numa terça a tarde. Não há nada melhor no mundo do que assistir um filme num cinema vazio.
Mas voltando ao que interessa. Eu não sei o que as pessoas acharam que foram ver no cinema. Uma geração pautada por "clássicos" do terror como Jogos Mortais e Atividade Paranormal. Por favor, 'A Bruxa' é um filme para quem tem um paladar mais apurado e que não só consome os junkfoods do cinema como os Atividades Paranormais da vida.
Me desculpe se você gosta de porcarias, sim porcarias como Atividade Paranormal ou os famosos terror de jumpscare que de tão exauridos acabaram por tornar o gênero do terror uma piada em hollywood.
Mas daí quando alguém como o diretor de 'A Bruxa' Robert Eggers aparece com algo diferente, todo mundo reclama que não é aquele enlatado que estão acostumados a consumir. É como quando você vai numa churrascaria um dia e reclama que o boi não vem moído e montado num hambúrguer do McDonalds como está acostumado a comer.
Você tem o direito de não ter gostado do filme por uma série de motivos, mas alegar que ele é ruim porque ele não assustou você, é pura ignorância sua pois essa não é a premissa do filme. É a mesma coisa que falar mal de O Iluminado pelo mesmo motivo infundado.
Quero ver esse filme novamente nos cinemas, em uma sessão vazia se possível, sem adolescentes sem o mínimo de respeito pelo outro e pela arte. Molecada criada a base de filmes da Marvel só se pode esperar isso mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário