domingo, 6 de março de 2016

Taxi Driver e Eu

Bateu aquela vontade de ver hoje de novo pela milionésima vez essa obra prima de Martin Scorsese, e tenho certeza que muitos vão discordar, mas para mim o filme perfeito e maior obra prima do cinema. Daí, como sempre, dá aquela vontade marota de escrever. Mas eu não vou escrever uma crítica, vou falar sobre minha experiência pessoal com Taxi Driver, afinal assistir Taxi Driver é uma experiência.
Sabe aquela expressão "cabeça vazia é a oficina do diabo"? Então, essa é a história do filme, e de uma certa fase infeliz da minha vida. Eu passava por uma fase difícil de mudança de cidade, afastamento de amigos, solidão e depressão. E um belo dia acabei por assistir um certo filme chamado Taxi Driver. Sempre ouvi falar bem dele e fui levado a assistir por influência principalmente do Jovem Nerd.
Minhas primeiras impressões do filme não foram grande coisa, achei um filme ok, nada de mais, bem feito e tal, mas não era aquela obra prima que todos tanto falavam. Porém, quando eu comecei a comparar a vida de Travis com a minha própria e como a solidão e depressão dele estava destroçando a alma dele, eu vi que eu estava passando pela mesma coisa. Dias passando iguais como uma cadeia de correntes, uma repetição infinita do mesmo, do mesmo, do mesmo...
Os pensamentos de Travis eram assustadoramente parecidos com os meus. Pode parecer loucura, mas a solidão quebra as pessoas de maneiras inimagináveis, somente quem já passou por isso sabe. Travis fez seu moicano, eu raspei minha cabeça (tá, eu faço isso até hoje, mas não que eu seja um psicopata, mas sim porque eu gosto de raspar a cabeça). Travis explodiu e fez um massacre, eu explodi de outra maneira, e tentei suicídio.
Aí você deve estar pensando que eu sou influenciável e levei minha vida como a do filme. Não, a verdade é que eu consigo ver em Travis um pouco de mim, e um pouco de Travis em mim. Mas você pode me dizer também que eu só acho o filme tudo isso porque ele tem um valor sentimental e uma relação muito forte com a minha vida. E qual filme que gostamos não tem? Mas o filme é primoroso em tudo, fotografia, atuações, direção, roteiro, etc.
Uma curiosidade muito legal sobre Taxi Driver é que o mago Alan Moore se inspirou no filme para criar o personagem Rorschach em Watchmen (que não por acaso é minha Graphic Novel favorita), é bem perceptível a influencia de Travis em Rorschach no diário e nas frases por exemplo de como um dia uma chuva caíra e limpará as ruas da imundice.
Taxi Driver pode trazer muitas interpretações, para mim não é um filme sobre um psicopata, é sobre um homem que foi dobrado pela solidão, sobre como a solidão pode quebrar o espirito de alguém a ponto dela mergulhar na psicose. Mais do que um clássico do cinema, um formador de caráter.
"I'm God's lonely man."


Nenhum comentário:

Postar um comentário