quinta-feira, 24 de março de 2016

Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Eu tenho esperado por esse momento há tanto tempo que agora que chegou me faltam palavras. Eu sou fanboy assumido da DC Comics, o que a maioria das pessoas tem de paixão por times de futebol, eu tenho por essa editora de quadrinhos. Cresci assistindo as séries animadas do Batman, Superman e da Liga da Justiça. Um pouco mais velho, passei a gostar de quadrinhos e ler bastante HQs do Batman, Superman e Lanterna Verde principalmente. Nos games, a série Arkham e o jogo de luta Injustice me conquistaram de imediato. Apesar dos pesares, sempre gostei dos filmes da DC, Batman de Tim Burton, Superman na era Christopher Reeve, o tão criticado Superman O Retorno que na época e até hoje gosto muito. A trilogia Batman de Nolan. Porém, nenhum desses filmes recriava fielmente as sensações que eu sentia ao ler, assistir ou jogar as obras da DC Comics. Até que um dia veio um filme que mudou tudo pra mim. O Homem de Aço.

Na época ninguém esperava que esse filme fosse ser o inicio de uma nova era para a DC nos cinemas, e eu me apaixonei de imediato por ele. Quando então foi anunciado uma continuação, fiquei ansioso, porém, quando os atores foram escolhidos fiquei com um pé atrás. Hoje, bato na minha boca por algum dia ter duvidado da competência de qualquer um desses atores para seus papéis. Hoje, assim como em Man of Steel, eu senti novamente a emoção dos quadrinhos, das animações e dos jogos em um filme. É como um sonho se realizando, ver os maiores ícones das histórias em quadrinhos, juntos em uma super produção cinematográfica de qualidade.

É um retrato fiel dos personagens? Não, não é, é uma adaptação, mas uma adaptação digna. O próprio Superman, a figura mais problemática de todo esse universo cinematográfico é retratado como um deus que a qualquer momento pode se tornar um tirano mortal, mas ao invés disso dedica-se à ajudar a humanidade. Batman, diferentemente dos quadrinhos, não possuí o código de ética de não matar aqui e elimina quem ver pela frente. É difícil analisar a Mulher Maravilha dado o curto espaço de tempo em tela. O que eu considero aqui não é que essas adaptações sejam algo ruim ou que isso estrague os personagens. O conceito de multiverso é algo muito presente nos quadrinhos da DC, então para mim esse DCCU é uma realidade alternativa, um dos muitos universos presentes no multiverso DC onde cada autor, cada criador tem sua liberdade para criar em cima disso.

Em questões de qualidade e de o quanto eu devo pedir desculpa a Ben Affleck, só preciso dizer que apenas o Batman desse filme consegue engolir por completo Christian Bale da trilogia Nolan e seu câncer na garganta. Uma das poucas ressalvas que eu tenho com o filme é o Lex Luthor de Jesse Eisenberg. Achei muito forçado, cheirado a cocaína, ligado no 220 e cheio de faniquito. Quanto à Mulher Maravilha, o pouco que apareceu só posso dizer que sua cena de luta roubou o filme! Estou louco para ver seu filme solo.

Em relação às criticas negativas que o filme tem recebido e comparações com o universo Marvel: As pessoas andam muito acostumadas com os filmes coloridinhos, engraçadinhos e bonitinhos da Marvel. O que a DC fez aqui é um serviço de utilidade pública aos fãs de quadrinhos. A escola de cinema Marvel apenas incentiva as pessoas que pensam que quadrinhos e filmes de super heróis são coisas de crianças a continuarem a pensar assim e a reforçarem esse tipo de pensamento preconceituoso. Zack Snyder nos dá aqui algo totalmente diferente do que o cinema de super heróis vem mostrando atualmente. Algo sombrio, violento, dramático, algo que nem mesmo nos pesadelos mais terríveis do Mickey Mouse seria feito. Batman vs Superman é um filme necessário para trazer uma mudança de paradigma na visão de que filmes de heróis são para crianças, assim como foi feito nos quadrinhos na década de oitenta por Alan Moore e Frank Miller.

Para quem é fã como eu, vai ver muita coisa tirada dos quadrinhos, de O Cavaleiro das Trevas a A Morte do Superman. Os próprios movimentos de luta do Batman lembram muito os jogos da série Arkham. O que mais há nesse filme é fan service e isso de maneira alguma é um ponto negativo. O filme deixa um claro gancho para um futuro filme da Liga da Justiça e futuros filmes solos de outros heróis.

Hoje, eu realizei um sonho, de ver a santíssima trindade dos quadrinhos unida nos cinemas. Vi cenas das páginas das HQs saltarem para as telas. Me emocionei com o que eu considero agora o melhor filme de quadrinhos já feito e estou ansiosíssimo pelo que o universo cinematográfico DC vai trazer pela frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário